É darmos uma aparência masculina a um tórax feminino através de um procedimento cirúrgico onde removemos o tecido mamário indesejado em pacientes que estão em processo de transição de mulheres para homens.
Os indivíduos transgêneros admitem que nasceram em corpo errado e se referem as mamas como algo que não lhes pertence e desejam se livrar. Na cirurgia plástica, nosso objetivo é alinhar a aparência com a mente, e assim melhorar a qualidade de vida destes pacientes com melhora na auto estima, auto imagem e convívio social.
Esta população de pessoas com problemas de identidade de gênero está cada vez mais reconhecida e o conselho regional de medicina, reduziu a orientação de cirurgia para idade mínima. A partir de 18 anos após ter passado por acompanhamento multiprofissional como psicólogo, psiquiatra, endocrinologista por 1 ano.
Na maioria dos casos, já chegam acompanhados de familiares e com vários anos de uso hormonal, já passado por avaliação psicológica e já com mudança na justiça para um novo nome no seu R.G estando na fase final da transição. E para a cirurgia terão que assinar um termo de consentimento convictos de não se arrependerem, em alguns casos é necessário apresentar um atestado psicológico ou psiquiátrico.
Existem várias técnicas para a realização da mastectomia masculinizadora e cada caso vai ser analisado individualmente em conversa do cirurgião com o paciente na busca de um melhor resultado e posicionamento das cicatrizes. O tamanho das mamas e a flacidez vai nos levar a técnicas diferentes.
1- MASTECTOMIA MASCULINIZADORA PERIAREOLAR
Indicada para seios pequenos com cicatrizes resultantes quase imperceptíveis ao redor da metade da aréola. Pode-se também reduzir o tamanho dos mamilos.
2- MASTECTOMIA MASCULINIZADORA HORIZONTAL OU "SORRISO"
Usada nos casos de mamas flácidas, médias e grandes. É feita a retirada de pele e glândula através de um desenho de fuso horizontal, ajustando o novo formato e faz-se um enxerto de complexo aréolo mamilar com redução do mamilo se necessário.
3- MASTECTOMIA VERTICAL
Indicada para seios pequenos e flácidos. A cicatriz vertical fica mais visível.
4- MASTECTOMIA MASCULINIZADORA EM DISCO VOADOR
Este método também é conhecido por "boca de peixe". Uma dupla incisão, porém colocada mais alta.
RECUPERAÇÃO PÓS OPERATÓRIO
A recuperação da mastectomia masculinizadora dura de 15 a 30 dias, sendo recomendado o repouso absouto na primeira semana. Após 2 meses do procedimento, fica liberado exercícios físicos.